Catálogo da Flora do Estado do Rio de Janeiro

O Catálogo de Espécies de Plantas Vasculares e Briófitas da Flora do Estado do Rio de Janeiro objetiva divulgar on-line a diversidade de plantas ocorrente no estado fluminense. Trata-se de importante iniciativa com participação de taxonomistas brasileiros e estrangeiros, responsáveis pelas informações de cada táxon, como o nome científico aceito, distribuição nos municípios e no Brasil, ocorrência em Unidade de Conservação e tipo de vegetação, estado de conservação e material testemunho documentado em coleção de herbário. Este trabalho obteve financiamento do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O JBRJ possui a base física do Catálogo, bem como coordena o acesso e a transferência das informações para a plataforma de TI da base de dados digitais. Desse modo, as informações preenchidas nessa base estão sendo disponibilizadas para a comunidade científica e para o público em geral através do sítio www.jbrj.gov.br, e serão atualizadas anualmente pelos taxonomistas.

Atualmente, estão catalogadas para a flora fluminense um total de 8125 espécies, subespécies e variedades, sendo 1.119 de Briófitas, 573 de Samambaias e Licófitas, 2 de Gimnospermas e 7.181 de Angiospermas.

Os tipos de vegetação seguem VELOSO, H. P. & GÓES-FILHO, L. 1982. Fitogeografia brasileira: classificação fisionômico-ecológica da vegetação neotropical. Salvador: Projeto Radambrasil, Boletim técnico. Vegetação, n. 1, 86 p.


Baumgratz, J.F.A.; Coelho, M.A.N.; Peixoto, A.L.; Mynssen, C.M.; Bediaga, B.E.H.; Costa, D.P.; Dalcin, E.; Guimarães, E.F.; Martinell, G.; Silva, D.S.P.; Sylvestre, L.S.; Freitas, M.F.; Morim, M.P. & Forzza, R.C. 2014. Catálogo das Espécies de Plantas Vasculares e Briófitas do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. In http://florariojaneiro.jbrj.gov.br/

Pesquise por um ou mais campos:


Limpar campos